sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Ana Brambilla, muito obrigado!

Gostaria de compartilhar com vocês a imensa satisfação que tivemos, professores e alunos da Unesp, na última terça-feira, 23, ao assistir a belíssima palestra de Ana Brambilla, em Bauru. Cerca de 200 alunos, talvez mais, se encantaram com os argumentos inteligentes e a clareza expositiva das idéias de Ana, que falou sobre jornalismo colaborativo. Nos dias que se seguiram à palestra só presenciei elogios e observações entusiasmadas a essas novas possibilidades trazidas pelo jornalismo cidadão. Fica aqui meu agradecimento especial a Ana Brambilla, pelo talento e pela generosidade de compartilhar o conhecimento.

Prof. Mauro

domingo, 14 de outubro de 2007

Dilemas do jornalismo colaborativo

O que acontece quando o público passa a participar cada vez mais da captação, da produção e publicação de notícias na Web? Jornalismo colaborativo é o nome desta modalidade de produção de notícias que, se ainda é incipiente em termos de público, já provoca discussão nas redações e entre pesquisadores da área.

Como escreve Carlos Castilho no Observatório da Imprensa desta semana, a participação de usuários na produção de conteúdos jornalísticos inclui “desde a cobertura de acidentes de trânsito em cidades pequenas até projetos mais ambiciosos como o NewsTrust, que procura avaliar a credibilidade de notícias com base no parecer de leitores, ou o NowPublic, que pretende ser uma agência de noticias com material fornecido por colaboradores voluntários”.

Pelo menos uma questão me parece importante nesse debate: ao mesmo tempo em que surge como alternativa concreta para a participação dos leitores no processo de produção da notícia (demanda antiga da luta por maior democratização da comunicação), o jornalismo colaborativo é também uma excelente forma de captação de notícia a baixo custo. Sim, redução de custos com mão-de-obra, o que pode ser muito atraente para os empresários da mídia.

Mas e os jornalistas? Qual será o papel do profissional de mídia nesse contexto? Até que ponto esse processo pode ser feito sem a interferência de um jornalista? É apenas o repórter que perde seu espaço? E o problema da credibilidade?

Uma oportunidade para discutir essas e outras questões será a palestra que Ana Brambilla, jornalista e editora de conteúdo colaborativo da Editora Abril, fará aos alunos de jornalismo da Unesp no próximo dia 23 de outubro, na Sala 1 do Campus de Bauru, SP.

Prof. Mauro