domingo, 29 de junho de 2008

O webjornal e a distribuição de conteúdo

Imagine ter acesso ao conteúdo informativo de um site de notícias em locais como lojas virtuais, blogs, redes sociais como Orkut, Facebook ou MySpace, e até em mapas do Google Earth.
Pois é este o objetivo do The New Yotk Times. Um dos mais influentes jornais americanos, o Times não está satisfeito em continuar apenas produzindo conteúdo: quer também se transformar numa plataforma de distribuição de conteúdo.

Reportagem de Rodrigo Martins no Caderno Link (OESP, 2/6/08) informa que o jornal americano irá liberar os códigos-fonte que possibilitam acesso ao seu conteúdo. Com isso, os programadores de outros sites, blogs e redes sociais poderão não só reproduzir como combinar o conteúdo noticioso do Times com produtos e serviços oferecidos na rede.

A iniciativa é uma estratégia para atrair o público jovem para o jornal, ou melhor, para o conteúdo do jornal, esteja o leitor onde estiver, em blogs, redes etc. “Os jornais não podem mais ser só jornais. Têm de ser produtores de conteúdo para todas as mídias”, afirmou Mark Frons, o responsável pela área de tecnologia do NYT.
Prof. Mauro

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Pequena crônica sobre um grande gênero

Entre todos os gêneros de escrita, a crônica talvez seja o mais livre e, ao mesmo tempo, mais difícil de ser definido. E isto se deve, creio, à amplitude estilística e temática que a caracterizam.
Na imprensa brasileira, por exemplo, tudo aquilo que é publicado sob a rubrica de crônica acaba se incorporando a esse caldeirão de estilos em que cabe tudo, ou quase.
O escritor e jornalista Carlos Heitor Cony, por exemplo, classifica de crônica todos os seus escritos jornalísticos. Onde quer que escreva e sobre o assunto que for, será sempre crônica, costuma repetir em suas entrevistas.
No Brasil, a crônica é praticada desde o início de nossa literatura. Há quem diga que se trata de um gênero tipicamente brasileiro, assim como o ensaio é identificado como um gênero tipicamente inglês.
É evidente que não somos os únicos a escrever crônica e nem o ensaio é exclusividade dos praticantes do idioma de Shakespeare. São apenas associações entre estilo e cultura.Iniciei com uma referência à amplitude estilística e temática da crônica. Vejamos como isso funciona.
Machado de Assis, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Rubem Braga: todos pertencem ao primeiro time da literatura brasileira e todos escreveram crônica durante a vida, muitas vezes até para ganhar o sustento. E ao fazê-lo, cada um deles imprimiu seu próprio estilo ao gênero.
Tanto é que quando falamos do Machado cronista, logo pensamos na política brasileira na época do Segundo Reinado. Mário de Andrade e Manuel Bandeira escreveram crônicas mais ligadas a aspectos históricos e culturais, enquanto Drummond imprimia poesia em seus textos para jornal.
Dos citados, Rubem Braga tem uma particularidade: sua obra maior é a crônica e a ela dedicou todo o seu talento criativo. Por isso a crítica o considera o maior cronista da literatura. São antológicas as páginas de “O conde e o passarinho”, “A borboleta amarela” ou “Ai de ti, Copacabana”, só pra ficar em três exemplos magistrais.
Pano rápido para a atualidade: Luís Fernando Veríssimo, Arnaldo Jabor, Zuenir Ventura, Contardo Calligaris e o já citado Carlos Heitor Cony. De novo temos cinco estilos e temáticas diferenciadas. Humor, comportamento, política, cotidiano, conflitos existenciais. Não há limites para a crônica, ainda que seu ponto de partida seja quase sempre o episódico, a atualidade, a vida ao rés-do-chão.
Mas o desafio maior de todo cronista está em ultrapassar esse elemento episódico que a inspirou e falar de perto ao leitor, sempre naquele tom de despretensão e oralidade que torna a crônica um gênero tão peculiar.
Como lembra o crítico Antonio Candido, nenhuma literatura se sustenta apenas com cronistas. Mas, penso eu, nenhuma literatura e nenhum jornalismo podem prescindir do olhar irônico, poético e sorrateiro do cronista, que sabe como poucos fisgar o leitor.
Prof. Mauro

terça-feira, 10 de junho de 2008

A blogosfera cubana conhece o debate

Para todos os que, em algum momento de suas vidas, se encantaram ou simplesmente acreditaram na revolução cubana, ocorrida em 1959 e intensificada nas décadas seguintes, a questão da liberdade de imprensa naquele país sempre foi motivo de polêmica.
No final dos anos 1970, ao ler A ilha, o pequeno e, na época, instigante livro-reportagem de Fernando Morais, lembro de não ter ficado nada convencido diante da inexistência de imprensa de oposição ao regime de Fidel, nem da explicação dada por um dos líderes do governo de que a liberdade de imprensa era algo meramente burguês. Combinar socialismo com liberdade sempre foi uma questão difícil de resolver e Cuba até hoje engatinha nisso.
Agora, o debate retorna, motivado pela explosão da blogosfera cubana, onde internautas independentes expõem suas críticas ao governo e este, por sua vez, reage incentivando e alimentando blogs que defendem o regime. Tudo muito natural, dirão alguns. Não é tão natural assim, em se tratando de Cuba.
Vejamos os fatos. De um lado está o blog Generación Y, www.desdecuba.com/generaciony, criado por Yoani Sanchez, que com seus 9 milhões de acessos somente em maio (Folha de S. Paulo, 7/6/08, p.A26) ganhou visibilidade na imprensa mundial como um canal de oposição. De outro está o Blog do Yohandry, de Yohandry Fontana, http://yohandry.wordpress.com/, que defende o governo cubano e faz acusações a Yoani.
Além destes, há outros blogs que agitam a raquítica esfera pública cubana e o assunto não seria digno de nota não fosse a escassez de debate e a inexistência de pluralismo político e midiático naquele país. Em Cuba, a blogosfera cumpre um papel que deveria ser das mídias tradicionais. Espera-se que a sociedade civil descubra os ganhos de viver em uma sociedade em que é possível e necessário expor publicamente as próprias opiniões.
Prof. Mauro

domingo, 1 de junho de 2008

Webrádio, veículo colaborativo

Outro dia comentei aqui mesmo que o modelo tradicional de radiodifusão precisa mudar para não ficar obsoleto, principalmente diante das novas formas de se ouvir e produzir rádio. Nesse sentido, o site www.nooradio.com.br está em sintonia com esses novos formatos.

Criado por Magaly Prado, jornalista, radiomaker e professora da Faculdade Cásper Líbero, em S. Paulo, o site surgiu de sua primera pesquisa na área, intitulada "Audiocast livre: um produto da comunidade dos descontentes", produzida como dissertação de Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital , da PUC/SP. De acordo com o material de divulgação do site, os formatos tradicionais de rádio devem ceder lugar aos conceitos de "troca e colaboração nas construções sonoras, incentiando o ouvinte a ser criador e revelando um espaço para ele produzir e encontrar o que não é possível em meios tradicionais".

Magaly Prado explica no site que a proposta do Nooradio é "estimular o próprio usuário a lançar audiocasts nos quais o ouvinte possa interferir no conteúdo. Não é mais suficiente deixá-lo participar apenas da produção e da pro­gramação, mas também instigar esse ouvinte a usar softwares de montagem e edição, tornando-se co-autor no melhor estilo colaborativo. É necessário enfatizar ainda que o produto idealizado deve proporcionar total liberdade de intervenção por parte do ouvinte".

Pelo visto, o velho sistema broadcast está com os dias contados. Em seu lugar, surge a rádio personalizada, ou melhor, customizada do audiocast.
Prof. Mauro