Desde que surgiram, os blogs sempre foram encarados como uma ferramenta de democratização da informação. Pois a experiência chinesa parece demonstrar que as coisas não são bem assim, e que a Internet pode ser usada tanto para a circulação das idéias como para o direcionamento da opinião pública. Reportagem da correspondente de O Estado de S. Paulo em Pequim, Cláudia Trevisan (21/4/08, p.A-16), informa que a China vivencia uma situação paradoxal: “ser um país autoritário que abraçou com fervor a Internet”.
Tal contradição é expressa pelo investimento pesado feito em infra-estrutura para expansão da Internet, o que transformou a China no país com o maior número absoluto de internautas, mais até do que os EUA: são 220 milhões de pessoas conectadas.
Ao mesmo tempo, o governo trata de controlar a informação que circula na net. Ainda segundo a reportagem, a censura chinesa utiliza palavras-chave para bloquear o acesso a sites indesejados.
Assim, por exemplo, se um site contém termos como “eleições livres”, “independência do Tibete” ou “Independência de Taiwan, o link exibe o famigerado not found, tão conhecido de quem navega pelo labirinto da web.
Chats, blogs e até e-mais são objeto de monitoramento, feito por um “exército de cerca de 30 mil a 40 mil censores, que monitoram as discussões online”, informa a jornalista. Isso sem falar na autocensura a que se submetem sites de busca e provedores de serviços de Internet.
Quando a liberdade de expressão encontra ambiente hostil para germinar, frutifica esse sentimento terrível que é a autocensura. Vivenciamos isso aqui no Brasil dos anos 1970. Sabemos que o caminho é longo e cheio de desafios, que a sociedade chinesa terá de enfrentar se quiser fazer uso pleno desta tecnologia maravilhosa que é a Internet.
Prof. Mauro
terça-feira, 22 de abril de 2008
Internet na China: acesso controlado
Postado por Mauro Souza Ventura às 11:53 0 comentários
segunda-feira, 7 de abril de 2008
10 anos de blogs no Brasil - Consolidação de um jovem canal de informação
Em 2008 completam-se 10 anos da publicação do primeiro blog brasileiro, o Diário da Megalópole, escrito por Renato Pedroso Júnior, conhecido como Nemo Nox. Já em 1997 havia outros tipos de publicação semelhantes, mas blog em sua essência e formato apenas aportaram em terras brasileiras pelas mãos de Nox:
"Start spreading the news, I'm leaving today, I want to be a part of it - New York, New Yo… Corta! Música errada, cidade errada, país errado. Tentemos novamente… Alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruzo a Ipiranga e a avenida São João… Agora sim! Sampa, aqui me tens nemonoxiando pela dura poesia concreta de tuas esquinas (thanks, Caetano!). Desde a última semana de março de mil novecentos e noventa e oito, sou mais um habitante desta megalópole pulsante, insignificante indivíduo numa coletividade de mais de dez milhões de pessoinhas. " (31/03/1998)
Passada uma década, o papel dos blogs no Brasil e no mundo foi profundamente alterado. Cada dia menos, os blogs são associados com os diários eletrônicos de jovens e adolecentes criados noinício do século. Dada a versatilidade de utilização desse formato e canal de informações (ou poderia-se arriscar uma definição de meio, mesmo não utilizando uma plataforma própria, mas sim a rede mundial de cmputadors, comum a tantos outros formatos), os blogs passaram a ser os "Ás na manga" de empresários e comunicólogos, jovens e adultos, enfim, um espaço passível de múltiplas utilizações por todos os públicos.
A grande vantagem dos blogs reside justamente nesse caráter, aproximar diferentes públicos, conferindo-lhes o poder de informar da mesma forma como são informados. Nenhum outro meio, canal ou instrumento de comunicação jamais, em toda a história conhecida, conferiu tamanho poder à sociedade.
Aliada a essa força comunicativa, os blogs têm a seu favor a mutabilidade: a constante mudança e as melhorias efetivadas nos mecanismos de construção e de administração de conteúdos (CMS) que possibilitam a um sem número de pessoas se inserir na blogosfera.
Os blogs deixaram de ser uma febre, pois esta expressão demonstra um estado passageiro ou aque se pretende que seja apenas momentâneo.
Passados dez anos, "A consolidação dos blogs no Brasil" é visível. A que novos papéis, então, os blogs se candidatarão em um futuro próximo?
O início da primeira postagem
Postado por Aline e Diego às 13:15 2 comentários