terça-feira, 25 de março de 2008

Internet chega a 40 milhões de usuários no Brasil

Pesquisa divulgada pelo Ibope (Ibope/Gnett - Base Dezembro/2007) apontou que 40 milhões de brasileiros acessaram a rede mundial de computadores em 2007. O número é 27% maior que o de 2006, quando cerca de 33 milhões de pessoas utilizaram a Internet no país. A pesquisa aponta ainda que há um potencial de crescimento de 15%, ou seja, 5 milhões de usuários a mais, em 2008.

O crescimento da rede no país pode ser explicada por fatores como o crescimento na venda de microcomputadores - que pela primeira vez na história foi maior que a comercialização de televisores - e pela grande inserção de usuários da classe econômica C na rede. Em 2007, foram vendidos aproximadamente 10,7 milhões de computadores, enquanto a venda de televisões chegou a 10 milhões de unidades. A participação da classe C no total de indivíduos que acessaram a internet chegou a 37% em 2007 e há uma perpsectiva de que esse índice chegue a 40% neste ano.

Dado o crecimento da rede mundial de computadores no Brasil, ficam alguns questionamentos. Qual o papel dos meios de comunicação no processo de integração da sociedade brasileira na Internet? O que os media devem fazer para se adaptarem a essa nova situação global? Como verter novos paradigmas da comunicação para um meio em desenvolvimento e constante mutação, cujos usuários se tornam cada vez mais numerosos e exigentes?

Apesar de ser a mídia que obteve o maior rendimento bruto em 2007, cerca de 46%, a Internet ainda congrega apenas 2,8% da fatia publicitária nacional, incluídos os anúncios em sites de busca e links publicitários.

Dada a proporção de evolução da rede no Brasil, dois são os novos desafios lançados aos gestores da rede e produtores de informação, como os jornalistas e meios de comunicação. O primeiro é estabelecer propostas de gerenciamento publicitário dentro da rede para sustentar um modelo dedesenvolvimento de conteúdo da Internet que possa acompanhar o crescimento dos usuários. O segundo, e mais urgente, se concentra em abrir a gama de conteúdos da rede para cobrir uma parcela socio-econômica cada vez mais ampla e segmentada da sociedade brasileira.

Um comentário:

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта jornalismodigitalunesp.blogspot.com