quarta-feira, 19 de março de 2008

Jornais americanos ganham leitores graças à internet

18/03/2008
Redação
Portal Imprensa


Um relatório do centro de pesquisas americano Pew Research concluiu na última segunda-feira (17) que, contrariamente às previsões que anunciavam um abandono dos leitores de imprensa escrita em favor da Internet, os jornais ganharam leitores nos Estados Unidos.

A pesquisa diz que "os observadores viam a tecnologia como uma força de democratização da mídia, e o jornalismo tradicional caminhando para o declínio". Entretanto, após estudar 70 mil artigos de jornais, sites da Internet e transmissões de televisão e rádio, chegou-se a conclusão que "mesmo com esta multiplicação de fontes, há mais leitores consumindo o que é produzido nas antigas salas de redação de imprensa escrita".

Enquanto a circulação dos jornais diários impressos caiu 2,5% em 2007, os leitores mais que duplicaram. "Se tivermos em consideração a audiência constituída pelos leitores exclusivos dos sites dos jornais na Internet, que está em pleno crescimento, temos uma audiência global de imprensa que se fixa em alta, e não em baixa", disse o relatório.

Na Internet, as "velhas" mídias evoluíram consideravelmente, passando de uma simples reprodução na web das suas publicações escritas para sites interativos e inovadores.

Nenhum comentário: