O que o futuro reserva para a radiodifusão na era da internet? Estações de rádio e de televisão abertos presisam repensar seus papéis em função dos hábitos de informação, entretenimento e consumo das novas gerações. Refir0-me, em especial, aos novos produtos digitais como You Tube, blogs e podcasts, cuja atuação interfere diretamente na audiência do rádio, principalmente.
De acordo com o presidente da Associação Norte-Americana de Radiodifusores, David Rehr, "as novas gerações quase não ouvem rádio" (Cf. OESP, 16/4/08, p.B-13). Não sei se isso já acontece no Brasil, mas é significativo que as operadoras de celulares ofereçam aparelhos telefônicos dotados de rádio FM. É sinal de que por aqui o rádio ainda tem audiência. Pelo menos por enquanto.
Seja como for, não há dúvida de que o modelo tradicional de radiodifusão precisa mudar para não se tornar obsoleto enquanto produto capaz de seduzir as novas gerações. Afinal, existem hoje outras opções para ouvir música e informação.
Prof. Mauro
sábado, 10 de maio de 2008
Radiodifusão na era digital
Postado por Mauro Souza Ventura às 16:37
Marcadores: Rumos da mídia
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