terça-feira, 26 de junho de 2007

Interatividade e prática hipertextual

Sabe-se que uma das questões centrais do webjornalismo está na interatividade e na relação entre esta e a prática hipertextual. É também conhecida a distinção feita pelo estudioso e professor da UFRGS, Alex Primo, entre interação reativa (fraca e limitada) e mútua (plena). Levada ao limite extremo, a interatividade mútua opera uma fusão entre o papel do usuário e o papel do programador.

Em texto no qual busca fazer um “resgate histórico do hipertexto”, Maria Clara Aquino, pesquisadora da Pós-Graduação em Comunicação da mesma UFRGS, após reconstituir as idéias de Primo no que tange à interatividade, faz uma crítica bastante pertinente ao grau de interatividade da Web. “O que vemos hoje na Web é uma interação reativa, pois o usuário fica limitado a escolher entre uma quantidade de links e a simplesmente navegar por entre este mar de opções, porém, incluir novos rumos, ou seja, novos links, isso não lhe é facultado”, escreve Aquino.

Por esse motivo ela dirá, ecoando os importantes estudos de Alex Primo, sobre os quais falaremos em outra postagem, que a prática hipertextual da Web hoje não é efetivamente interativa, “já que o usuário da Rede não interage totalmente nas páginas, porque não possui total liberdade e flexibilidade de se manifestar”.

Somente com o hipertexto cooperativo é que o fenômeno da produção textual coletiva pode se manifestar de forma plena. É muito mais do que o tão propagado jornalismo colaborativo e mais profundo ainda do que os mecanismos de participação do leitor, como chats, fóruns, murais e enquetes, criados pelos sítios e portais.

A construção coletiva do conhecimento e da informação (webjornalismo) é uma das linhas de força do pensamento, não só de Pierry Lévy, mas, também, do pai do hipertexto, Ted Nelson. Trata-se, ainda, de uma profecia não cumprida.

Para saber mais:
- AQUINO, Maria Clara.“Um resgate histórico do hipertexto”. Disponível em: http://www.compos.com.br/e-compos. Acesso em 21/02/2007.

- LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.

- PRIMO, Alex Fernando Teixeira. “Quão interativo é o hipertexto? Da interface potencial à escrita coletiva. In. Compós 2002 – Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 11, 2002, Rio de Janeiro. Anais. Disponível em: http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/quao_interativo_hipertexto.pdf. Acesso em 26/maio/2007.

- PRIMO, Alex Fernando Teixeira; RECUERO, Raquel da Cunha. “Hipertexto Cooperativo: Uma Análise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia.” In: VII Seminário Internacional da Comunicação 2003, Porto Alegre, Anais. Porto Alegre, 2003. Disponível em: http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/hipertexto_cooperativo.pdf. Acesso em 26/maio/2007.

Prof. Mauro

Nenhum comentário: