sexta-feira, 8 de junho de 2007

Ted Nelson, o pai do hipertexto

Em meados dos anos 60, um filósofo americano que gostava muito de informática formulou um método para conectar diferentes documentos eletrônicos. Os arquivos eram ligados por meio de “links” e a técnica passou a ser chamada de “hipertexto”. O projeto, ousado para a época, recebeu o nome nada científico de Xanadu e não foi adiante por falta de verba. A idéia, no entanto, colocou o nome de Teodor Holm Nelson, mais conhecido por Ted Nelson, 68 anos, na história da Internet.
Os estudos de Ted Nelson serviriam ainda de base para as formulações de Tim Berners-Lee, que formataram a rede mundial de computadores tal como a conhecemos hoje. Pois na próxima segunda-feira, dia 11, os aficcionados por Internet poderão conhecer um pouco mais as idéias e o pensamento de Nelson. Ele será o entrevistado do Roda Vida, da TV Cultura. Um programa imperdível.

Prof. Mauro

Um comentário:

Bruno Espinoza disse...

A entrevista de Ted Nelson foi muito boa.

Gostei da defesa de que "há vida além da WEB", que ela não é uma camisa-de-força no mundo conectável e conectado, apesar de "eu e vc reclamar, nós continuamos usando-a". Perfeito!

E o mais curioso foi saber que o termo "hipertexto" já é pré-histórico, Ted Nelson está sempre com um novo termo no forno, pronto para burilar os novos estudos cibernéticos.

Abraço!