Em 2008 completam-se 10 anos da publicação do primeiro blog brasileiro, o Diário da Megalópole, escrito por Renato Pedroso Júnior, conhecido como Nemo Nox. Já em 1997 havia outros tipos de publicação semelhantes, mas blog em sua essência e formato apenas aportaram em terras brasileiras pelas mãos de Nox:
"Start spreading the news, I'm leaving today, I want to be a part of it - New York, New Yo… Corta! Música errada, cidade errada, país errado. Tentemos novamente… Alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruzo a Ipiranga e a avenida São João… Agora sim! Sampa, aqui me tens nemonoxiando pela dura poesia concreta de tuas esquinas (thanks, Caetano!). Desde a última semana de março de mil novecentos e noventa e oito, sou mais um habitante desta megalópole pulsante, insignificante indivíduo numa coletividade de mais de dez milhões de pessoinhas. " (31/03/1998)
Passada uma década, o papel dos blogs no Brasil e no mundo foi profundamente alterado. Cada dia menos, os blogs são associados com os diários eletrônicos de jovens e adolecentes criados noinício do século. Dada a versatilidade de utilização desse formato e canal de informações (ou poderia-se arriscar uma definição de meio, mesmo não utilizando uma plataforma própria, mas sim a rede mundial de cmputadors, comum a tantos outros formatos), os blogs passaram a ser os "Ás na manga" de empresários e comunicólogos, jovens e adultos, enfim, um espaço passível de múltiplas utilizações por todos os públicos.
A grande vantagem dos blogs reside justamente nesse caráter, aproximar diferentes públicos, conferindo-lhes o poder de informar da mesma forma como são informados. Nenhum outro meio, canal ou instrumento de comunicação jamais, em toda a história conhecida, conferiu tamanho poder à sociedade.
Aliada a essa força comunicativa, os blogs têm a seu favor a mutabilidade: a constante mudança e as melhorias efetivadas nos mecanismos de construção e de administração de conteúdos (CMS) que possibilitam a um sem número de pessoas se inserir na blogosfera.
Os blogs deixaram de ser uma febre, pois esta expressão demonstra um estado passageiro ou aque se pretende que seja apenas momentâneo.
Passados dez anos, "A consolidação dos blogs no Brasil" é visível. A que novos papéis, então, os blogs se candidatarão em um futuro próximo?
O início da primeira postagem
segunda-feira, 7 de abril de 2008
10 anos de blogs no Brasil - Consolidação de um jovem canal de informação
Postado por Aline e Diego às 13:15
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Muito oportuna sua postagem, Diego. Talvez seja uma boa idéia realizar um encontro, um colóquio na Unesp/Bauru para discutir os rumos desta mídia que está mudando o cenário na comunicação no planeta. Parabéns por suas postagens aqui nesse blog.
Um abraço,
mauro
Bem pertinente seu texto. O blog, é uma ferramneta que vai dominar o mundo. Não só por suas facilidades de manejo,mas também, por sua interação en ter pessoas de diversos lugares.
Aqui deixo um convite, para que também possa visitar meu blog, o endereço é: http://mariserita.blogspot.com
vou fazer minha monografia falando de blog, e vou usá-lo como mídia tb, segue o endereço:
http://monografiamidialternativa.blogspot.com
e esse último é mostrando os bastidores, http://bastidoresmonografia.blogspot.com
e esse
Postar um comentário