domingo, 1 de junho de 2008

Webrádio, veículo colaborativo

Outro dia comentei aqui mesmo que o modelo tradicional de radiodifusão precisa mudar para não ficar obsoleto, principalmente diante das novas formas de se ouvir e produzir rádio. Nesse sentido, o site www.nooradio.com.br está em sintonia com esses novos formatos.

Criado por Magaly Prado, jornalista, radiomaker e professora da Faculdade Cásper Líbero, em S. Paulo, o site surgiu de sua primera pesquisa na área, intitulada "Audiocast livre: um produto da comunidade dos descontentes", produzida como dissertação de Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital , da PUC/SP. De acordo com o material de divulgação do site, os formatos tradicionais de rádio devem ceder lugar aos conceitos de "troca e colaboração nas construções sonoras, incentiando o ouvinte a ser criador e revelando um espaço para ele produzir e encontrar o que não é possível em meios tradicionais".

Magaly Prado explica no site que a proposta do Nooradio é "estimular o próprio usuário a lançar audiocasts nos quais o ouvinte possa interferir no conteúdo. Não é mais suficiente deixá-lo participar apenas da produção e da pro­gramação, mas também instigar esse ouvinte a usar softwares de montagem e edição, tornando-se co-autor no melhor estilo colaborativo. É necessário enfatizar ainda que o produto idealizado deve proporcionar total liberdade de intervenção por parte do ouvinte".

Pelo visto, o velho sistema broadcast está com os dias contados. Em seu lugar, surge a rádio personalizada, ou melhor, customizada do audiocast.
Prof. Mauro

Um comentário:

Bruno Espinoza disse...

Mauro,

Por favor, transmita o conteúdo desse post ao pessoal da Web Rádio Unesp. O Suzano (Alberto Cerri) está à frente.