domingo, 29 de junho de 2008

O webjornal e a distribuição de conteúdo

Imagine ter acesso ao conteúdo informativo de um site de notícias em locais como lojas virtuais, blogs, redes sociais como Orkut, Facebook ou MySpace, e até em mapas do Google Earth.
Pois é este o objetivo do The New Yotk Times. Um dos mais influentes jornais americanos, o Times não está satisfeito em continuar apenas produzindo conteúdo: quer também se transformar numa plataforma de distribuição de conteúdo.

Reportagem de Rodrigo Martins no Caderno Link (OESP, 2/6/08) informa que o jornal americano irá liberar os códigos-fonte que possibilitam acesso ao seu conteúdo. Com isso, os programadores de outros sites, blogs e redes sociais poderão não só reproduzir como combinar o conteúdo noticioso do Times com produtos e serviços oferecidos na rede.

A iniciativa é uma estratégia para atrair o público jovem para o jornal, ou melhor, para o conteúdo do jornal, esteja o leitor onde estiver, em blogs, redes etc. “Os jornais não podem mais ser só jornais. Têm de ser produtores de conteúdo para todas as mídias”, afirmou Mark Frons, o responsável pela área de tecnologia do NYT.
Prof. Mauro

Nenhum comentário: