domingo, 6 de julho de 2008

Internet na Classe C

Sempre fui um otimista em relação ao futuro do webjornalismo. Ao mesmo tempo, jamais deixei de considerar, principalmente aos meus alunos na Unesp, que este futuro dependia do grau de inclusão digital da sociedade brasileira.
E sempre que me questionavam sobre tendências do webjornalismo respondia com uma ponderação: depende do país, depende da região.
Agora o Portal Terra divulga resultados de pesquisa sobre os internautas brasileiros. Os dados coletados são interessantes e indicam um avanço do acesso à Rede entre integrantes da classe C.
Vejamos:
  • 49,4% dos jovens da classe C acessam a Internet de casa;
  • 23,6% acessam a Internet a partir de lan houses;
  • 77,2 % dos internautas da classe C tem conexão banda larga;
É preciso observar que a pesquisa foi feita apenas em três capitais (São Paulo, Recife e Porto Alegre), a partir de um universo de 600 entrevistados. Logo, não reflete o Brasil como um todo.

A pesquisa ainda informa que houve pequena variação no percentual de acesso à Rede junto à classe C: no ano passado eram 37% do universo total de internautas brasileiros e, nesse ano, deve chegar a 40%.
De novo é preciso lembrar a limitação da pesquisa. Mas não deixa de ser auspicioso pensar que o acesso à Rede caminha, ainda que lentamente.

Por fim, uma pergunta: onde esses jovens buscam informação? Ou será que a informação vai até eles? E de que qualidade e com qual credibilidade isso ocorre? Perguntas para uma outra pesquisa.
Prof. Mauro

Nenhum comentário: