terça-feira, 6 de novembro de 2007

Do prato para a tela

Blogs levam o mundo da cozinha ao computador

Gabriela Stripoli

O mundo digital permite a diversidade de conteúdo. O mundo dos blogs, ainda mais. Segundo o Technorati, um site de pesquisas sobre a Internet, estima-se que são criados 75 mil novos blogs por dia, ou seja, quase um blog por segundo. E atualmente seu conteúdo ultrapassa a configuração de “diário virtual”, quando o primeiro blog foi criado em 1997, por John Barger.

Mixirica surgiu em 2004 como uma revista eletrônica para de publicar textos relacionados à gastronomia, um dos assuntos que Tatiana mais gosta. Porém, seguiu à tendência de simplificação do uso das ferramentas da web e transformou-o em blog. “Com o tempo, a revista mostrou-se difícil de atualizar, por ser muito complexo e tomar muito tempo. Assim, o site evoluiu aos poucos para o que é hoje e ganhou receitas, que não existiam na versão original”, justifica.

Entretanto, a mudança de formato de revista para blog não significa simplicidade no conteúdo. O Mixirica apresenta postagens divididas por seções, de acordo com o que é publicado – e não são apenas receitas. “Procuro sempre propor na Mixirica temas que acredito serem importantes, como o consumo consciente e a ecologia, por exemplo, mas sempre inseridos no contexto gastronômico”, preocupa-se Tatiana. A autora se considera na responsabilidade de fazer seus leitores refletirem sobre alguns assuntos, já que seu blog tem grande audiência – 60 mil visitas por mês . Algumas de suas seções são notícias, memórias, pessoal, dicas, entre outras.

O blog tem sua identidade visual produzida pelo designer Estevam Romera, que também trata algumas imagens e produz ilustrações. É feito em preto, roxo e laranja e apresenta três colunas laterais que otimizam a navegação. A primeira, à esquerda, traz as postagens. Em uma coluna secundária central ficam as seções Pomar e Gomos: um fórum criado pelos próprios internautas e artigos produzidos pela autora, respectivamente. A terceira coluna apresenta ferramentas de busca no site, Rss (que permite a leitura do blog em smartphones), links externos, newsletter e perfil da autora.

Além das ferramentas que melhoram o Mixirica, todas suas imagens são hospedadas no Flickr, um álbum virtual mantido pelo Yahoo!. Esse álbum também possui um link em miniatura à direita da tela principal, facilitando o acesso direto ao conteúdo visual.

Outro blog que segue a mesma linha é o Rainhas do Lar, mantido por Kátia Najara, Faby Zanelati e Clau Tomasi, amigas de diferentes lugares do Brasil que se conheceram na rede. “Eu conheci a Faby por meio do seu blog, nos tornamos amigas virtuais, descobrimos muitas afinidades, e entre elas, o prazer de cozinhar. Nunca imaginamos que o blog ia alcançar a grande popularidade que tem hoje”, valoriza Kátia. “Estávamos sempre trocando receitinhas através dos comentários nos nossos blogs pessoais. Foi então que notamos nossas afinidades e decidimos criar um blog temático onde pudessemos falar mais sobre a nossa paixão pela culinária”, completa Faby. A receita deu certo – e desde 14 de novembro de 2005 o blog está no ar.

O Rainhas do Lar apresenta suas postagens divididas por categorias, assim como o Mixirica. O histórico de postagens, além de cronológico, também é dividido por assunto. Porém, o layout do blog é bastante tradicional - em apenas duas colunas, tons de branco e laranja separam as atualizações das demais seções, mostrando que não é necessário grande conhecimento de design na internet para produzir um site limpo e bonito. O blog também mantém suas imagens hospedadas no flickr.

O diferencial fica por conta do mural, na segunda coluna. Apresenta um índice de receitas ordenadas por categoria, um clipping de todas as matérias veiculadas na grande imprensa sobre o blog e um arquivo em pdf que leva o nome de "expressões de comer". É um conjunto de expressões populares sobre alimentação e seu significado - desde "quem não chora, não mama" até expressões inusitadas como "ficou uma uva!".

Os blogs que levam a culinária à rede atraem não só o público jovem que tem como hobby a gastronomia. O conteúdo do Mixirica e do Rainhas leva o mundo digital a quem não estava acostumado ao uso da Internet – pessoas mais velhas que gostam de cozinhar e donas de casa. “A maior importância é aproximar pessoas em torno da comida, com bom humor e gentileza. O nosso público é basicamente mulheres de todas as idades, brasileiras que vivem em toda parte do mundo”, orgulha-se Kátia.

Os comentários e o comprometimento com atualizações permitem a criação de vínculos, tornando o blog popular. “Recebemos muitos e-mails de pessoas que se dizem influenciadas por nossos posts, pessoas que descobriram ou redescobriram o prazer de cozinhar depois de lerem o Rainhas, pessoas que reproduzem nossas receitas, seguem as nossas dicas”, conta Faby. Essa reciprocidade é fundamental para a popularidade – Faby conta que acessa mais de 20 blogs todos os dias, nem sempre relacionados ao conteúdo do seu.

O Mixirica impulsionou a criação de um livro de Tatiana, em conjunto com outras internautas – inclusive as autoras do Rainhas do Lar. Sob o título de A Peleja do Alecrim com o Coentro e outros causos culinários: receitas e cordel, foi lançado dia 27 de setembro em São Paulo. Não é a primeira publicação literária de Tatiana, que já colaborou com receitas no livro Papel Manteiga, de Cristiane Lisbôa.

A Peleja do Alecrim é um exemplo de como o mundo virtual dos blogs não existe apenas na tela do computador – desta vez, as receitas passam da luz do monitor para o fogão da cozinha.
______________________________________________________________________
Acesse: www.mixirica.com.br, www.rainhasdolar.com
Blogs gastronômicos relacionados que colaboraram no lançamento do livro:
www.trembom.blogspot.com , www.lefouet.com

Nenhum comentário: