quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Metalinguagem em blogs

Ana Carolina Almeida

Notícias e informações sobre novas tecnologias são divulgadas diariamente em todos os meios de comunicação. Na Internet, essa divulgação torna-se praticamente uma “metalinguagem”, uma vez que a rede mundial faz parte do mundo de novidades relacionadas à tecnologia. É com essa metalinguagem que os blogs MacMagazine, MeioBit e Undergoogle trabalham. O objetivo dos três blogs é divulgar novidades no mundo tecnológico e de Internet, além de trazer a opinião dos autores e proporcionar a discussão entre os internautas que acessem o blog.
Antes de criar o MacMagazine o estudante de Publicidade e Propaganda Rafael Fischmann teve um portal de notícias e um podcast. Como estes demandavam muito tempo de trabalho, Rafael decidiu montar um blog, segundo ele, “mais informal e descontraído”. Como o blog pegou, o futuro publicitário decidiu abandonar os outros meios. Luiz Eduardo Nicolini, um dos criadores do Meiobit, conta que o blog surgiu como forma de hobby, mas com o aumento dos comentários dos leitores acabou ganhando maiores proporções e foi ficando sério. Já o Undergoogle surgiu quando Fernando Kanarski e Bruno Soares, lendo notícias internacionais sobre o google na Internet, descobriram que não havia nenhum site brasileiro que passasse essas informações no país. Então, se cadastraram em um serviço de blog (blogger) e começaram a escrever sobre o tema.
Apesar de tratarem do mesmo assunto, cada um dos três blogs têm suas especificidades. O MacMagazine foca-se em temas relacionados à plataforma Apple/Macintosh, mas Rafael destaca que qualquer outro assunto relacionado à tecnologia, Internet e eletrônicos é bem vindo no site. O Meiobit, por sua vez, não tem um enfoque específico. “Gosto de escrever sobre novos lançamentos, dicas úteis para os usuários e curiosidades”, afirma o criador Luiz Eduardo. Já o Undergoogle, como o próprio nome diz, procura divulgar as novidades do Google para o público brasileiro.
O caráter informativo está presente nos três blogs, mas os autores não consideram seus textos como notícias. “A idéia do site não é ser um portal de notícias; para isso, existem diversos outros sites por aí, que tentam ser imparciais e promovem objetividade e seriedade em seus artigos. Nossa idéia é ser algo mais pessoal, informal, descontraído e até parcial, se for o caso”, afirma Rafael Fischmann, do MacMagazine. Para ele, o importante é informar o leitor de uma forma diferente do que pode ser encontrado em outros sites. “Publicamos o que achamos de interessante dentro desses assuntos e o que achamos que pode acrescentar algo para o leitor e tornar o nosso site e conteúdo diferentes de todo o resto”, considera. Além disso, Rafael comenta que o sucesso do blog é garantido pelo fato de os colaboradores serem de áreas profissionais diferentes.
Para o criador do Undergoogle, o importante é divulgar o que os brasileiros querem saber. “Escolhemos os assuntos por maior importância para os brasileiros, tentamos trazer os lançamentos, novidades e dicas para a realidade brasileira. Portanto, nos baseamos na reação dos leitores, analisando comentários, palavras chave utilizadas para se chegar ao blog e assuntos interessantes do momento”, comenta o estudante Fernando Kanarski.
Sobre as ferramentas utilizadas na Internet, Fernando afirma que para ter um blog várias delas são necessárias. As que ele mais utiliza são o sistema de estatística (importante para controlar se o conteúdo tem um índice satisfatório), o sistema para acompanhar e distribuir conteúdo via RSS e a monetização (ferramenta que adiciona publicidade aos blogs). Rafael Fischmann, do MacMagazine, se diz um internauta assíduo e destaca a importância do meio. “A web é minha principal fonte de pesquisas profissionais e acadêmicas, e também meu principal meio de comunicação, depois do pessoal: sou assíduo usuário de e-mail, mensageiros instantâneos e comunicadores audiovisuais”, revela.
Quanto ao futuro dos blogs, os três autores são otimistas. Fernando Kanarski conta que já recebeu contatos de empresas e agências querendo anunciar no undergoogle (que, em 2006, ficou entre os Top3 do prêmio Ibest e ganhou um prêmio de dez mil reais). “Acho que o blog deixou de ser aquele ‘diário de miguxo’ para se tornar uma nova forma de mídia, talvez sem tanta credibilidade quanto um jornal ou revista, mas com um potencial incrível por permitir que qualquer pessoa comece a qualquer momento escrever sobre um determinado assunto, influenciando muitos leitores com um perfil semelhante e gerando um grande potencial de consumo”, afirma.
Luiz Eduardo considera que o blog é um novo estilo de imprensa que está em evolução. “Não vejo os blogs como mais uma moda da internet, que desaparecerá assim que outra novidade mais interessante surgir. Considero o futuro dos blogs muito promissor. Hoje, em cinco minutos é possível criar um blog e, ter o seu espaço para se manifestar. Com isso, é possível abordar temas que geralmente são evitados pela impressa tradicional, emitindo opiniões próprias”, destaca um dos autores do meiobit (terceiro blog mais lido do Brasil, segundo o Top50 FeedBurner Brasil).
Para Rafael Fischmann, o interessante dos blogs é que qualquer pessoa pode ter um, e há espaço para todos. “É certo que não se pode confiar em nada que se lê na internet, mas qualquer um pode trabalhar e lutar para conquistar a confiança dos seus leitores, se tornando tão importante quanto uma publicação impressa e consolidada”, acredita o criador do MacMagazine.

Nenhum comentário: