quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Do verde ao virtual

Como o jornalismo ambiental pode mobilizar pessoas e ajudar a preservar a natureza


Ana Carla Lopes
Ana Stella Guisso


Quando a internet parecia um meio onde a licenciosidade prevalecia sem regras de organização bem estipuladas, o surgimento dos blogs veio para legitimar a “verdadeira” e irrestrita liberdade de expressão. Sem a figura materializada de um censor que pudesse editar ou vetar seus textos, os blogueiros são os únicos responsáveis pela filtragem das informações que adentram o seu espaço virtual, é o que pensa a estudante de jornalismo Anne Rodriguez que possui um blog sobre jornalismo ambiental. “Eu gosto da possibilidade de você poder ser seu próprio editor. O blog dá liberdade, que é fundamental para o jornalista. Com essa possibilidade, a isenção jornalística ganha fôlego para prevalecer”, comenta.

E ganhou mesmo. Atualmente, existem 62 milhões de blogs, de acordo com os dados de Technorati (site que lista os blogs mais acessados do ciberespaço), e 175 mil novos surgem a cada dia. Surgido em 1997, o blog é uma recurso da web onde se postam textos, fotos, vídeos e áudios dos mais diferentes assuntos. A temáticas dos blogs pode variar de um diário pessoal de um adolescente a um púlpito de reivindicações político-partidária, passando por páginas de conteúdo jornalístico. Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequente de informações pode ser considerado um blog (até as últimas notícias de um jornal online, por exemplo).

Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado. Além de ser um bom método, para as que pessoas que possuem sites, de atualizar seu conteúdo de maneira mais rápida e descomplicada, em qualquer lugar do mundo.

O jornalista Senildo Melo foi contagiado pela biodiversidade que o cerca. Morador de Rio Branco, capital do Acre, ele desenvolveu um blog cujo objetivo é divulgar as boas reportagens produzidas na região Amazônica sobre turismo, produção da consciência ecológica e meio ambiente.
Tanto Senildo quanto Anne acreditam que a internet é a mídia que permite o acesso a um grande fluxo de informações sobre o meio ambiente. “São inúmeros sites de ong’s, associações, institutos e blogs dedicados ao tema”, afirma a universitária Anne. Para Senildo, esse fenômeno blogueiro vai além. “No Acre, os blogs pautam muitos jornais e tvs”, diz o jornalista.

Muitos acreditam que o segredo dos blogs mais acessados é o uso de ferramentas de conversação com o web-leitor, tais como os recursos que possibilitam o envio de matérias por e-mail ou SMS, e ainda permitem aos visitantes mandar comentários sobre os textos publicados.
Como exemplo pode-se citar o blog “Natureza em Pauta”, de Anne Rodriguez, em que há recursos de fotos, vídeos e áudios (podcast) e as ferramentas de envio de posts por e-mail e comentários dos mesmos.

Outra característica dos blogs é o uso de hiperlinks, que é uma referência num documento em hipertexto a outro documento ou a outro recurso. Os hiperlinks são extremamente necessários para a interação mídia e leitor, visto que eles saciam a curiosidade sobre alguma informação, possibilitando o aprofundamento do assunto.

Dos blogs analisados, apenas o blog da Anne Rodriquez utiliza hiperlinks. Em seus textos, as palavras-chaves são incorporadas na ferramenta que, geralmente, estão relacionadas aos conteúdos de outros sites. O blog de Senildo Melo configura-se pela transposição de seus textos produzidos para a TV Aldeia (filiada à TV Cultura), onde trabalha como repórter especial. Ele credita à falta de estrutura a pouca variedade de recursos estruturais em seu blog.

Produzir um blog é possibilitar o acesso à noticia 24 horas por dia.. “A adaptação e flexibilidade de horários permite a atualização a qualquer hora e várias vezes ao dia”, afirma a futura jornalista.

Ambos os sites estão hospedados no mesmo servidor e apresentam o mesmo layout, onde há predominância da cor verde relacionando-se à temática abordada em cada blog: jornalismo ambiental.

Senildo Melo e Anne Rodriguez entraram no mundo dos blogueiros pela mesma porta: por incentvo de seus professores. Ele, na pós-graduação, e ela na graduação. “Meu professor sugeriu, logo no começo do ano, que cada aluno criasse um blog sobre o tema do TCC e ele serviria para nos avaliar durante todo o ano”, conta Anne.

Levando em conta que o blog da aluna de jornalismo faz parte de um método de avaliação de uma disciplina da faculdade, ele é provido de maiores recursos, em que são utilizadas várias ferramentas, indicações dos melhores blogs sobre o assunto, sugestão de sites de organizações que prezam pelo meio ambiente e, também, um acervo sobre o material publicado no site desde o seu início, em março deste ano.

Já no blog de Senildo, são sugeridos alguns dos seus livros preferidos, alguns com relação ao ambientalismo. Também apresenta um local para sites recomendados e para arquivos do blog, desde abril de 2007.

Nenhum comentário: