quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Moda para todos

Estar na moda não é um privilégio de poucos, jornalistas blogueiros tornam o mundo fashion mais acessível.

Gabrielle Nascimento
Nadja Peroni

Os blogs, que eram apenas utilizados como diários pessoais, onde seus proprietários postavam unicamente acontecimentos de sua vida ou sua própria opinião sobre diversos assuntos, hoje ganham outros valores. Pode-se encontrar na rede blogs informativos, nos quais quem escreve se preocupa com a notícia a ser veiculada, e muitas vezes crescem atingindo a credibilidade e a qualidade de um site.

Jornalista na Passarela (jornalistanapassarela.blogspot.com) é um blog de uma jornalista que fala sobre moda. Ele é atualizado quinzenalmente e dividido por sessões: Em pauta, Tendências, Famosos e Achados. Para cada edição são produzidas quatro matérias, todas escritas por Ana Carolina Lahr, estudante de jornalismo que idealizou o blog.

Lahr explica que, por enquanto, produz tudo sozinha, pois quis fazer tudo exatamente do jeito que planejou, mas que agora pensa em recrutar novas pessoas para fazer o blog crescer.
A página principal tem um espaço onde são mostradas respostas de pessoas com diferentes idades para a pergunta “O que é moda para você?”, frase que é também o slogan do blog. “A intenção era mudar (as declarações) a cada edição, mas acabo ficando sobrecarregada por fazê-lo sozinha, por isso ainda não pude atualizar”.

Por ser novo, o blog teve apenas três edições, seu conteúdo pode ser facilmente encontrado e acessado. Mas mesmo com um futuro crescimento, a organização do blog apresenta-se eficiente, já que na página inicial têm-se os ícones das diferentes sessões e clicando neles podemos acessar as diversas matérias produzidas de acordo com sua categoria.

As matérias são compostas por textos e fotos (nem todas possuem o crédito da repórter), “Eu utilizo também o recurso de vídeos disponibilizado pelo próprio blog. E nunca usei som porque não sei colocar ainda. Sempre tento, mas não tive sucesso”, explica, entre risos, Lahr.
Sobre as cores intensas que fazem parte do design, Ana Carol diz ter a intenção de combinar cores vivas mesmo que algumas vezes elas não combinem. “Por ser um blog de moda eu achei que tinha essa liberdade, assim como os estilistas criam certas coisas que às vezes nós não concordamos, entende?”.

Os assuntos abordados nas reportagens vão de tendências da estação, cobertura de desfiles a perfis de personalidades da moda, “Eu dou prioridade para o que eu gostaria de saber e não vejo por aí. Por exemplo, o que é um jornalista de moda? O que é um editorial de moda? Quem é Coco Chanel? Coisas que quem quer participar desse mundo deve saber”.

O blog é informativo e tenta não ser opinativo, “Uso adjetivos e faço interferências, até porque, apesar de ter um caráter jornalístico o blog nos dá essa possibilidade, já que é meu (risos). Mas, para dar opiniões mesmo deixo para a seção ‘opinião’, e para quando algum colunista quiser escrever (os colunistas não são fixos, quem tem material, me manda.)”, explica Ana Carol.
Para expressar seus sentimentos e opiniões, a jornalista possui outro blog, http://www.anacarol.com.br/, “É divididos em seções onde publico crônicas, poemas. Mas ele está meio desatualizado. Também escrevo, às vezes, para um blog literário (www.heteronimosaleatorios.blogspot.com), lá meu heterônimo é Jaime.

O blog Jornalista na Passarela tem espaço para interatividade com o internauta, cada matéria possui espaço para postagem de comentário, além disso, Ana Carol criou uma enquete com a pergunta “Qual o tipo de bolsa que vai entrar para a sua coleção nesta estação?”, mas, segundo Lahr, ninguém participou, por enquanto, pois, para ela, muitas vezes as pessoas têm preguiça de escrever.

Ana Carol espera que o blog cresça e conquiste leitores assíduos e participativos, para isso, ela se preocupa com a credibilidade das informações e divulgação do blog, que é feita por email, orkut, além de cartazes expostos na UNESP, faculdade que ela cursa. “Tenho também uns flyers que um amigo patrocinou. O problema é que o pessoal dificilmente pega um endereço no impresso para acessar na net”, diz Lahr.

Ela também explica que o conteúdo não é voltado, exclusivamente, para jornalistas, “Na verdade a linha editorial do blog se baseia num aprendizado conjunto. Eu escrevo para praticar e aprender e quem lê também vai entrando no mundo da moda aos poucos, junto comigo.”, fala Ana Carolina.

O que é moda pra você?
Laura Artigas, jornalista formada na PUC-SP, com pós graduação na Getúlio Vargas, dá suas opiniões sobre o mundo da moda em seu blog Moda pra Ler (http://www.modapraler.blogspot.com/). O slogan “Um blog simples, prático e elegante”, mostra as intenções de Laura.

Não são apenas opiniões, a jornalista escreve sobre o que gosta, o que a interessa, mas sempre com um teor informativo, além de publicar diversas entrevistas com “pessoas que realizam um trabalho interessante na moda”, explica Laura.

Ela se interessou pela área quando ainda era criança, e desde os 13 anos, quando teve que fazer um trabalho sobre este tema para o colégio, é consumidora voraz de livros e revistas de moda. Para ela, o blog é uma forma de fazer jornalismo de um jeito próprio.

Segundo Laura, o blog era uma alternativa, já que ela queria fazer jornalismo de moda, mas não tinha muitos contatos nem experiência nesta área. “Confesso que tinha um pouco de receio de expor minhas idéias na internet e demorei um pouco para fazer o blog, até que um dia acordei cedo e fiz”, diz.

O Moda pra Ler trata de distintas coisas relacionadas à moda: estilistas, história, entrevistas diversas, dicas de lojas, lugares livros e filmes. Todos os posts são classificados de acordo com o assunto: Comportamento, Entrevistas, História da Moda, Jornalismo de Moda, Tendências e Viagens; são algumas das seções, que se colocam ao lado direito da página. Os posts também podem ser buscados no blog, por ordem cronológica da postagem.

Laura usa fotos e vídeos para exemplificar os temas tratados em cada matéria. Muitas fotos são produzidas pela própria jornalista, e alguns posts são constituídos apenas de “ensaios” que ela faz. Os vídeos são publicados no You Tube, mas podem ser vistos na própria página do Moda pra Ler. Os posts também contam, muitas vezes, com links para outros sites mostrando, por exemplo, marcas de roupa e reportagens de outros jornais.

Distinto do blog de Ana Carol, O Moda pra Ler é clean, com um layout inteiro branco, com detalhes em rosa. Laura explica que “gosta do toque de rosa, é charmoso”. Quanto ao branco, diz: “tenho uma forte ligação com arquitetura moderna, uma vez ouvi um arquiteto amigo dizer ‘arquitetura é branco’. Apesar de parecer radical, para forma, para o lay-out é a cor que mais me agrada”.

Segundo o pesquisador Wagner Alonge, que se especializou no estudo da web e dos weblogs, em seu texto “Agoras digitais: a emergência dos blogs no ciberespaço e suas implicações na sociabilidade e cultura midiática”, “As comunidades podem ser facilmente detectáveis pelos links que ligam as páginas entre si, e pela intensidade de comentários pode-se ver que cativa leitores regulares”.

Essa afirmação pode ser exemplificada no blog de Laura. O Moda pra Ler possui, na direita da página, sugestões de diversos links a serem visitados. São categorizados em blogs ou sites que tratam de moda ou de diversos assuntos. E na seção “Moda nas Ruas”, que são sites e blogs de distintas partes do mundo de fotógrafos que Laura acha interessante.

Os leitores interagem com o blog, através da seção de comentários, assim como no Jornalista na Passarela. Chamados de “fru-frus” pela jornalista, uma palavra que segundo ela designa “as coisas a mais, as frescurinhas”. Os comentários mostram que o blog tem um acesso constante.
Laura recebe além dos comentários, três e-mails diários. “Quando publico algum guia de endereços ou fotos de viagens chegam bem mais”, diz. Ela acredita que por escrever com uma linguagem acessível, as pessoas se identificam com seu trabalho. Confirmando essa grande recepção dos internautas, o blog Moda pra Ler foi escolhido, entre outros, para divulgar a nova campanha do novo perfume da Chanel: Coco Mademoiselle.

Um comentário:

Laura Artigas disse...

Oi Gabrielle e Nadja!
adorei a matéria. beijos