sexta-feira, 20 de abril de 2007

Características do hipertexto

LIDIANE OLIVEIRA
THAIS NUCCI

Uma das características básicas na definição de hipertexto é precisamente a sua natureza não-linear, não-seqüencial, sem início e sem fim. Muitas vezes, compara-se o sistema hipertexto com o processo da memória humana. Esta produz diretrizes que funcionam em um sistema aberto em constante mutação. Com o hipertexto, ocorre um procedimento similar: a informação flui em espaço e tempo desmedidos e sem destinatário fixo. Além disso, os textos digitais são mais suscetíveis à autoria múltipla. Com a escrita para o meio eletrônico, anulam-se as fronteiras entre autor e leitor. Surge, então, uma nova forma de produção textual, baseada na interatividade.

Outra característica fundamental do hipertexto é o uso de “nós” ou links, cujo emprego faz o ciberleitor não se “perder” no decorrer da matéria. O recurso pode surgir num sistema de janelas, fazendo com que o usuário nunca abandone a leitura principal. Dessa forma, os links acrescentam uma carga maior de conhecimento à notícia. Esse princípio das “ligações” pode nos remeter, em poucos segundos, a qualquer ponto da rede textual. E mais: ele garante a possibilidade de navegação e transição para qualquer outro texto.

Para Lúcia Leão, a hipermídia é complexa e não-linear, ou seja, a ordem de leitura de um texto pode variar de um leitor para outro. “Mais do que não ter seqüência fixa, o texto não-linear é aquele que favorece a emergência de uma seqüência arbitrária”. Essa estrutura relaciona-se à variação de possibilidades de conexão do texto, ou seja, em um hipertexto, todos os pontos estão intimamente ligados, não há uma ordem exata de leitura e não se sabem quais são os limites dessa conectividade.

Nenhum comentário: