sábado, 21 de abril de 2007

Tipos de interconectividade do jornalismo na web

LIDIANE OLIVEIRA
THAIS NUCCI

Maria Clara Aquino comenta sobre três possíveis tipos de hipertexto. Existe o hipertexto potencial, cujos caminhos estão pré-determinados pelo programador da página e no qual o usuário não pode fazer novas associações. Há também o hipertexto colagem, que permite uma atuação mais ativa do internauta. Nessa alternativa, o usuário pode executar mudanças já previstas pelo autor da página: ele tem a liberdade de criar, embora não haja debate entre usuário e programador quanto à criação. Por fim, existe o hipertexto cooperativo, no qual a construção torna-se coletiva: existe interação e debate entre autor e o usuário da página na construção do hipertexto.

Segundo a autora, o hipertexto coletivo seria o mais próximo do ideal. Ele permite que mais pessoas se utilizem do recurso, podendo modificar seu conteúdo. Dessa forma, as informações nas páginas tendem a se tornar mais ricas. Não obstante, os internautas passam a ser co-desenvolvedores, anulando a escrita individualizada. Assim, a participação diversificada na elaboração do hipertexto leva à formação de uma inteligência coletiva.

Duas propostas de interconectividade entre usuário e página são os blogs e o site Wikipedia. Os blogs são espaços reservados em que os leitores têm a possibilidade de inserir comentários. Eles contribuem com a alteração morfológica da rede. Já o Wikipedia é um site em que os usuários têm a possibilidade de alterar e/ou editar conteúdos. Ambos atendem perfeitamente a idéia de interconexão entre ciberleitor e criador.

Nenhum comentário: