quarta-feira, 4 de julho de 2007

A Informação e a Memória na Era Digital

A Internet está a consolidar uma nova forma de ler e de produzir textos. A web ampliou as possibilidades do hipertexto – fez deste uma de suas principais características – e imortalizou o banco de dados. Apesar de já existirem antes da consolidação da web, o hipertexto e o banco de dados se consolidaram com a rede. Com a web, que abarca o hipertexto e outras ferramentas que proporcionam a interatividade, a construção coletiva da informação agora sai do campo das idéias. Isso faz com que o conceito de autor seja repensado.

Embora exista uma enorme gama de possibilidades que se apresentam com a web, vale destacar a colocação de Ribas (s/d):

A web tem espaço ilimitado, mas os leitores têm atenção limitada. Atentar para as características específicas do meio e para suas potencialidades pode contribuir para a elaboração de estratégias de persuasão e construções criativas e interessantes da narrativa, de modo a prender a atenção do usuário e indicar a criação de uma gramática própria para o webjornalismo. (p.10)

Adequado à estrutura hipertextual, este trabalho traz algumas considerações sobre a Internet e as especulações acerca de seu desenvolvimento, bem como o futuro do jornalismo na era digital.

Diego Dacax
Tatiana Aoki Cavalcanti

Veja Também:

As mudanças da Internet
O hipertexto
O texto jornalístico na web
O novo conceito: Banco de Dados
Internet e memória
Considerações Finais
Referências Bibliográficas

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira.(If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. Thanks for the attention, bye). Até mais.