domingo, 8 de julho de 2007

Inovações do espaço virtual

Andressa Silva
Cláudia Campos
Maíra Soares

Divulgar notícias utilizando a internet permite explorar um campo muito mais amplo do que o oferecido pelo jornal impresso. O ambiente digital transforma as características da notícia, que passam a ser, de acordo com Beatriz Ribas em seu artigo Características da notícia na Web, “a hipertextualidade, interatividade, personalização, multimidialidade, memória e atualização contínua”.

Segundo Ramón Salaverría, em entrevista ao Observatório da Imprensa, “o ciberjornalismo exige novas formas de escrita, mas isso não quer dizer que devemos renegar por completo certas técnicas que os jornalistas vêm empregando em suas rotinas”. Para ele, a verdadeira mudança tem a ver com a estrutura do texto, alterada por conta da hipertextualidade. Contudo, até agora o que tem sido feito é transportar aos meios digitais não só os conteúdos, como também os formatos e gêneros próprios do âmbito impresso.

O hipertexto consiste na fragmentação do discurso, na possibilidade de acessar rapidamente diferentes blocos de informação por meio de links. Devido à interatividade, o usuário escolhe quais elementos devem ser exibidos ou quais caminhos seguir, o que faz o leitor/usuário sentir-se parte do processo jornalístico, como afirma Beatriz Ribas em seu artigo, citando Manovich.

A Web permite que diversos formatos de apresentação de informações se concentrem em um mesmo ambiente, explorando os diferentes sentidos da percepção humana. Para Arlindo Machado, em Hipermídia: o labirinto como metáfora “A informática nos impõe, portanto, o desafio de aprender a construir o pensamento e expressá-lo socialmente através de um discurso áudio-tátil-verbo-moto-visual, sem hierarquias e sem hegemonia de um código sobre os demais”.

Além disso, há o fato de o usuário contar com uma atualização contínua. Acompanha um acontecimento em tempo real, o que agrega valor às publicações e o instiga a fazer acessos constantemente.

Leia mais
História do Hipertexto
Ambiente digital: novas possibilidades de escrita
Livro x Computador: mudanças no registro do conhecimento
Percurso narrativo da Web
A postura do jornalista no ciberespaço

Nenhum comentário: