sexta-feira, 4 de maio de 2007

O texto jornalístico na web

De acordo com Ramón Salaverría (2005), não é o estilo do texto jornalístico que muda com a Internet. O texto continua conciso, objetivo e preciso, como nos demais meios de informação jornalística. Para Salaverría, a mudança se dá no que diz respeito à estrutura textual: “O que muda no ciberjornalismo não é o estilo. A verdadeira mudança tem a ver com a estrutura do texto, do discurso, alterada por conta do hipertexto” (p.1).

O advento do hipertexto implicaria, entre outras coisas, numa mudança no conceito de autor, por proporcionar a possibilidade da escrita coletiva. A enciclopédia virtual Wikipedia é um exemplo disso. Neste sítio, o leitor participa do processo de construção da informação, ele pode editar o conteúdo das informações do sítio e inserir novos links na página. No entanto, ainda são poucos os sítios da Internet que proporcionam tamanha interatividade. Segundo Aquino (s/d), com a Internet de hoje “o usuário fica limitado a escolher entre uma quantidade de links e a simplesmente navegar por entre este mar de opções, porém incluir novos rumos, ou seja, novos links, isto não lhe é facultado” (p.8).

Mesmo assim, alguns estudiosos do tema, como Nunes (s/d), afirmam que, com o advento do hipertexto, “estamos perante um processo comunicativo baseado no diálogo permanente através da escolha deliberada, da circularidade e também da reciprocidade constante” (p.5). Ou seja, Apesar da web de hoje não proporcionar uma interação que possibilite a efetiva participação na construção do conteúdo, a possibilidade de interação é, de certa forma, proporcionada ao internauta.


Diego Dacax
Tatiana Aoki Cavalcanti


Veja Também:

Nenhum comentário: