sexta-feira, 4 de maio de 2007

Internet e memória

Diferentemente dos outros meios de comunicação, a Internet possui várias características que a diverge dos outros mass media. Dentre as diferenças, Gordon Bell (cf. BELL, s/d) cita quatro como sendo as principais:

- longetividade do suporte: a Internet possui cada vez mais tecnologias que permite um maior armazenamento de informações com cada vez menos espaço. Dessa maneira, o acesso a arquivos documentais (webjornais, livros, filmes, revistas) de diversas partes do globo torna-se viável e sem custos com deslocamentos.

- acessibilidade: nos meios eletrônicos, o acesso do internauta a arquivos digitais é feito mais rapidamente do que em outro tipo de Banco de Dados. Além disso, o usuário tem uma maior privacidade ao acessar documentos confidenciais.

- ferramentas de pesquisa de informação não-textual: uma das áreas que ainda está em desenvolvimento na Internet, embora sua utilização já seja feita de modo amplo. Segundo Canavilhas (s/d), na informação não-textual o usuário ainda está sujeito a certas restrições: “A procura de fotos, por exemplo, está sujeita ao sistema de indexação estabelecido pelo arquivista. O que pesquisa é o nome do ficheiro e não o conteúdo dele” (p.2).

- usabilidade: a questão da usabilidade ainda precisa ser desenvolvida, uma vez que, como afirma Canvilhas (ibidem) “pouco adianta que a base de dados contenha muita informação se o utilizador não conseguir aceder a ela de uma forma amigável”. Cumpre ao programador desenvolver interfaces aprimoradas, com sequenciamento ordenado que facilite a navegação do internauta.

Ainda de acordo com Canavilhas (s/d), alguns aspectos permitem delimitar semelhanças e diferenças da Internet com a mente humana. Uma das semelhanças é a relação de esquecimento. O autor cita que “a memória, tal como a web, perde informação, embora acabe por manter sempre uma tênue ligação que poderá, em determinadas situações, permitir a recuperação da informação” (p.3).

No que concerne às diferenças entre a web e a memória humana, o autor cita como principal o fato de que, na Internet, a representação espacial de temporalidade possui contornos diferentes, posto que passado e presente “passam a compartilhar a mesma natureza, pois o passado assume também uma das propriedades do presente ao estar disponível na memória da web” (op. cit, p. 4).



Diego Dacax
Tatiana Aoki Cavalcanti




Veja Também:

Nenhum comentário: