sexta-feira, 4 de maio de 2007

As mudanças da internet

Com o advento da internet, muito se tem pesquisado e especulado acerca do futuro do jornalismo e das mídias tradicionais como o rádio, a televisão, os jornais, as revistas e outros meios impressos. De acordo com Aquino (s/d):

A Internet. Ao contrário do que alguns entusiastas pensem, é apenas mais um meio de comunicação, que traz mudanças para a sociedade, vantagens e desvantagens, mas que não irá substituir os outros meios de comunicação. Ainda que venha a ganhar destaque, já que tem como característica a multimídia, a Internet ainda tem um pequeno alcance e mesmo vindo a abranger um grande público, será apenas mais uma forma de comunicar, com suas qualidades e defeitos. (p.16)

No entanto, é possível evidenciar que a internet traz consigo diversas mudanças no modo de construção da informação e no modo como esta informação é recebida pelo público. Segundo Nunes (s/d):

Navegar passa a significar construir uma narrativa, no caso concreto, uma narrativa não linear que permite novos horizontes à informação digital. A tecnologia hipertextual coloca profundos desafios no que toca aos efeitos, não apenas sobre a escrita, mas também sobre os mecanismos de leitura (...). Pelo exposto, entendemos que a cada sujeito se abre a perspectiva de trilhar os documentos hipertextuais, de uma forma singular, eventualmente irrepetivel. (p.6)

Em relação ao texto curto, conciso, das narrativas advindas da Internet, Nunes (s/d) aponta que este modelo, típico da rede, não se iniciou na web. Na década de 80, já se articulava um modelo de leitura rápida, que estivesse de acordo com os hábitos e demandas de seus leitores:

O caso concreto do (jornal) USA Today é revelador da importância da leitura e dos novos media, articulada com os conceitos de velocidade e tempo. Quando foi pensado na sua versão impressa, houve a intenção dos seus criadores em desenvolver um produto que pudesse satisfazer as necessidades de informação de um passageiro de aeroporto. (...) O modelo de sucesso, foi transportado para a Web e desde então serve de bandeira a quem tem a responsabilidade de apresentar informação on-line. (p.1-2)


Diego Dacax
Tatiana Aoki Cavalcanti


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O hipertexto
O texto jornalístico na web
O novo conceito: Banco de Dados
Internet e memória
Considerações Finais
Referências Bibliográficas

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