terça-feira, 8 de maio de 2007

Ambiente digital: novas possibilidades de escrita

Andressa Silva
Cláudia Campos
Maíra Soares

O advento da internet trouxe uma proposta de texto com características que vão além do impresso na questão da interatividade. O hipertexto, como é chamado, consiste em inúmeros blocos multimídias interligados de maneira não-seqüencial.

Esta é a principal diferença entre o hipertexto e o texto impresso: a não-linearidade. Composto por inúmeros links, ele é construído de maneira descentralizada, o que torna possível iniciar a leitura de qualquer ponto, sem necessariamente seguir o que foi proposto pelo autor.

A possibilidade de intervenção na obra traz à cena a autoria múltipla. O leitor torna-se também autor na medida em que pode mudar a ordem de leitura, acrescentar comentários, notas e complementações ao texto. Segundo Andréia Cordeiro, em seu artigo O que é o hipertexto eletrônico e de que forma altera a organização e a utilização dos textos? “com a escrita eletrônica, a definição entre leitor e autor anula-se”, o que torna o leitor o objetivo principal do hipertexto e da informação.

Diferentemente do meio impresso, o hipertexto não apresenta limites físicos, o que torna desnecessária a paginação e traz a possibilidade de trabalhar com diversas mídias como som, imagens, fotos, animações, vídeos, etc. Além do enriquecimento da leitura, o suporte torna possível a existência de novos gêneros literários, que consigam utilizar todo o seu potencial midiático.

Nenhum comentário: