sexta-feira, 4 de maio de 2007

Blogs

Diego Castro
Guilherme Campos

Blogs, de acordo com Blood, são páginas com entradas (posts) organizadas em ordem cronológica, inversamente ao tempo em que foram escritas.

Os blogs tiveram uma maior difusão com o surgimento de um novo paradigma da internet chamado de Web 2.0. Nesse novo padrão, os usuários se sobrepuseram aos programadores / produtores de conteúdo e a interatividade na rede ganhou destaque. Além da presença nos blogs, a Web 2.0 mostrou todo seu potencial no desenvolvimento de páginas sob a plataforma wiki.

Nos blogs ou weblogs, como foram inicialmente conhecidos, a interatividade se faz presente, sobretudo, na inserção de comentários sobre as entradas colocadas nas páginas. A rede tecida a partir dos comentários desemboca em diálogos entre os usuários e, inclusive, em novas entradas postadas .

Outra forma de manifestação da interatividade nos blogs, é através da formação de webrings – para Recuero, comunidades virtuais onde usuários da rede estabelecem relações através de comentários mútuos em blogs. Assim, tem-se que webrings são grupos organizados de blogs que interagem entre si.

Para Salaverria, os blogs são o sintoma de uma mudança do paradigma de unidirecionalidade no jornalismo. A estrutura rizomática, própria dos hiperdocumentos da web, propicia que todos os pontos (nós) da rede se interconectem, dando uma gama variada de caminhos pelos quais o usuário pode navegar. O sistema de comentários e webrings abre espaço para que se substitua a unidirecionalidade pela não-linearidade.

Nenhum comentário: