sexta-feira, 4 de maio de 2007

Níveis de Interatividade

Diego Castro
Guilherme Campos

Há diferentes níveis de interatividade na rede. Primo classificou a interatividade em dois níveis que sintetizam situações extremas. A interatividade reativa é fraca e limitada, enquanto a interatividade mútua é tida como plena. Este segundo nível é aquele existente quando a figura do usuário e do programador / produtor de conteúdo se misturam. A interatividade mútua é ainda uma realidade distante, já que apenas as páginas wiki se aproximam da aplicação de seu conceito.

Nas páginas que utilizam a tecnologia wiki qualquer usuário pode criar ou modificar conteúdos, mas não há uma troca direta de informação entre os usuários e desenvolvedores do site.

A interatividade reativa é utilizada amplamente em toda a web. Neste nível, o usuário pode escolher por caminhos pré-determinados pelo programador / produtor de conteúdo. Há um número restrito de hiperlinks que conduzem os usuários que não podem inserir novas informações ou alterar as já existentes.

Outros canais que se aproximam da interatividade mutua são os blogs e webrings, onde pelo sistema de comentários é possível se estabelecer relações mútuas entre usuários e programadores / produtores de conteúdo.

Nenhum comentário: