domingo, 6 de maio de 2007




O sociólogo americano Theodor Holm Nelson revelou em entrevista concedida para a Revista Época (edição n° 461, de 19 de março) acreditar que “a web é coisa do passado”, pois considera o meio quadrado e óbvio demais. Ted Nelson, como é conhecido, ficou famoso por ter criado os termos “hipertexto” e “hipermídia” em 1965, muito antes de surgir e se popularizar a World Wide Web. Ele também foi responsável por criar o primeiro software com links da história, o Xanadu.

Nelson anunciou que está desenvolvendo um sistema totalmente inovador para navegar na internet e nos escritórios. Ele explicou que será uma interface “visualmente deslumbrante, totalmente em três dimensões. Em vez de páginas, haverá avenidas de informações nas quais o usuário poderá flutuar entre os conteúdos e ver todas as conexões entre os documentos”. De acordo com o sociólogo, este sistema que ele irá propor que corresponde ao verdadeiro hipertexto que ele imaginou ao criar o termo na década de 60, não aquilo que é utilizado atualmente na Web.

“Os links da web são unidirecionais. Levam a só um lugar – todos do mesmo jeito. Isso é muito tolo. Os links não são o que eu queria. Parecem coisa velha, ultrapassada, simples demais”, comentou.

Nenhum comentário: