domingo, 6 de maio de 2007

Os bancos de dados e o jornalismo na Internet

São os bancos de dados que legitimam a função de memória da Web, pois, segundo Guimarães (2003, p.19), um banco de dados online é “uma coleção de dados estruturados ou informações relacionadas entre si”. Ou seja, não são arquivos suportados aleatoriamente pelo sistema operacional. As informações disponíveis nos bancos representam aspectos do mundo real e o que se deseja armazenar pro futuro.

A arquitetura dos bancos de dados foi evoluindo com o tempo e com o desenvolvimento da tecnologia, transformando-os em uma forma cultural definidora dos produtos da mídia digital, uma vez que armazenam imagens, gráficos e objetos multimídia. Os bancos de dados, segundo Gray (2004), devem contar com linguagens de programação, gerando assim bancos inteligentes e dinâmicos, baseados em diferentes modelos e tecnologias avançadas, operando em níveis complexos e estruturando um número amplo de dados.

Os bancos de dados na era online migraram para o WWW usando linguagem HTML, passando a serem acessados por computadores pessoais e apresentando o mundo como uma coleção de itens. Assim, no caso do jornalismo online, os bancos de dados ajudam a gerar novas habilidades cognitivas, com conteúdos criativos e originais, propondo novas leituras da realidade e contextualizando a informação nova. Com eles, pode-se explorar novos gêneros no jornalismo, diversificar o conteúdo, descentralizar e dinamizar a informação. Os bancos de dados, segundo Machado (2004, p.2), têm três funções: estruturar a informação, suporte para modelos multimídia de narrativas e memória do que já foi publicado.

Culturalmente, o banco de dados é uma lista de itens que representa o mundo por meio de narrativas. Assim, eles são o centro do processo criativo da era digital.


Veja também:
Índice
O hipertexto
As novidades de Ted Nelson
Hipertexto x Livros
A internet como ferramenta de memória
Jornalismo Digital
Construção das Narrativas no jornalismo virtual
Referências Bibliográficas

Nenhum comentário: