domingo, 6 de maio de 2007

A Internet como ferramenta de memória


Hoje, pode-se encontrar disponíveis na Web diversos arquivos históricos e culturais. São museus e bibliotecas que disponibilizaram na rede seus acervos. Segundo João Messias Canavilhas, a grande diferença da Web para os mass media é principalmente o fato de o arquivo ser global e imediato, “reduzindo o espaço e o tempo a um dado momento”. Entretanto, existem alguns aspectos que dificultam o estabelecimento da Internet como memória: longevidade do suporte, acesso, ferramentas de pesquisa pra informação não-textual e usabilidade.

A memória humana e a memória da Web têm pontos em comum, como a catalogação (na Web ela se dá por palavras-chave, no humano pelos sentidos). Além disso, em ambas existe a possibilidade de recuperação da informação.

Quanto às diferenças, pode-se citar a representação espacial da temporalidade (na Web, passado e presente ocupam mesmo espaço) e a relação de importância e duração de acontecimentos (o cérebro humano abriga momento, a Web um fenômeno contínuo).

Assim, a memória na Internet mostra-se social, dinâmica, organizada e navegável, rompendo as barreiras do tempo e espaço. A Web surge assim como extensão da memória humana – e isso se dá principalmente por meio do jornalismo digital.


Veja também:

Nenhum comentário: