Luís Henrique Ferraz
Segundo Beatriz Ribasi em seu artigo, Características da notícia na Web, “as redes telemáticas proporcionaram ao jornalismo um desenvolvimento progressivo, influenciando nos processos produtivos de notícias, disseminação de informações, e alterando as relações dos meios de comunicação com seu público. Conceber um sistema de informação consistente para a Web e que aproveite as potencialidades da Rede, oferecendo ao público um produto webjornalístico de terceira geração, configura-se como um desafio”.
O jornalismo nesse novo contexto hipertextual torna-se fragmentado e utiliza links de imagens, sons, gráficos e vídeos para propiciar maior atração e diferentes leituras para os internautas. Dessa forma seus conteúdos são cada vez mais completos, interativos e multimídia. A novidade introduzida pela informática está justamente na possibilidade que ela abre de fundir num único meio e num único suporte todos os outros meios. Sendo assim, as modalidades discursivas na Internet apresentam desde textos escritos até vídeos e sons musicais.
Outras características do Webjornalismo são marcadas pelo imediatismo, pelo banco de dados e pela personalização presentes em suas páginas. Temos em tempo real as ultimas notícias do mundo de acordo com as nossas preferências e na mesma página podemos encontrar links com todo seu resgate histórico.
O webjornalismo aliado à hipertextualidade e a multimidialidade mudaram a realidade da transmissão de notícias e informações para os internautas. Porém alguns cuidados devem ser tomados na montagem de seus conteúdos. Segundo Ribasi, “a Web tem espaço ilimitado, mas os leitores têm atenção limitada. Atentar para as características específicas do meio e para suas potencialidades pode contribuir para a elaboração de estratégias de persuasão e construções criativas e interessante da narrativa, de modo a prender a atenção do usuário”.